Como primeira etapa da escolarização, a Educação Infantil tem o objetivo de promover a socialização da criança, proporcionando vivências de situações lúdicas, livres e orientadas, que favoreçam o desenvolvimento integral de suas potencialidades, visando à construção da autonomia e do crescimento, à formação de hábitos, valores e atitudes, à descoberta e ao fortalecimento de competências e habilidades significativas e necessárias para sua vida. Tendo a visão da criança protagonista do seu processo de aprendizagem em todos os contextos de que ela faz parte, como propõe a BNCC.
O processo de aprendizagem estimula o processo de cooperação (operação em conjunto de vários sujeitos). A ação pedagógica é planejada e conduzida conforme o desenvolvimento das estruturas mentais, isto é, sob uma teoria científica do conhecimento. O aluno aprende a partir de atividades planejadas pelo educador, tendo em vista as necessidades e interesses do grupo, tais como: pesquisas, leituras de imagens ou realizada pela voz de um adulto, pesquisas de campo, jogos, brincadeiras, construções, etc. A tarefa do professor é desafiar, estimular e mediar o processo de ensino e de aprendizagem para a superação de um nível de conhecimento para outro superior, deixando que os alunos, no processo de interação, construam o seu conhecimento. A educação acontece, levando em consideração o ser humano, pois a consciência e o saber formam-se e se desenvolvem no universo e suas relações.
Nossos diferenciais: