O mês de setembro sinaliza para a sociedade em geral a importância da valorização da vida. No Colégio Sagrado Coração de Jesus são realizadas atividades que envolvem a discussão sobre esta temática.
Nesse mês reforçou-se o necessário debate sobre a prevenção ao suicídio, trabalhando temas como a valorização da vida, a importância da empatia e a negação de qualquer tipo de violência, a valorização do diálogo, o resgate dos valores como tolerância, respeito e convivência social. A professora de Sociologia e Filosofia do Ensino Médio, Sandra Nunes, desencadeou em suas aulas o projeto a respeito desta temática, com apoio do SOE – Serviço de Orientação Educacional.
Especialmente no dia 22 de setembro foram realizadas na Escola diversas ações referentes ao "Setembro Amarelo". Dentre as atividades organizadas pelo Ensino Médio, lideradas pelas turmas do Terceirão, foi a entrega de um bombom para cada estudante, com mensagens de otimismo e apoio escritas pelos próprios alunos.
Também foi acentuada nas reflexões em aula, a importância de se quebrar o tabu sobre as terapias e atendimentos psicológicos, acentuando a importância da saúde mental de todos os membros da comunidade humana. Além disso divulgou-se o número 188 do Centro de valorização da vida que oferece atendimento gratuito para pessoas que sintam a necessidade de pedir ajuda.
Para a professora Sandra “entendemos que o debate e o diálogo sobre o suicídio são pertinentes à educação em geral para além da área da saúde, visto que são necessárias, por exemplo, políticas públicas de acolhida e encaminhamento para aqueles que estão em sofrimento, sendo assim, sociedade em geral deve participar desse debate para que juntos possamos superar os mitos que rondam um tema tão caro a todos nós”, conclui ela.