Inspirado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especificamente o ODS 3, que trata de Saúde e Bem-Estar, o projeto “Somos o que Comemos” transformou as aulas de Ciências em uma verdadeira jornada de aprendizado e conscientização sobre a importância da alimentação saudável.
Ao longo do projeto, os estudantes participaram de diversas atividades que proporcionaram contato com conceitos essenciais para uma vida mais equilibrada. Eles realizaram leituras e pesquisas sobre os tipos de alimentos e analisaram tabelas nutricionais de produtos industrializados, diferenciando alimentos in natura, processados e ultraprocessados. Além disso, aprenderam sobre os nutrientes presentes nos alimentos e exploraram o conceito de agroecologia, refletindo sobre o impacto do consumo consciente.
Como parte da programação, os alunos também participaram de uma aula especial com a professora Claci Brendler, formada em Biologia, que trouxe uma explicação detalhada sobre o funcionamento do sistema digestório e a importância de manter uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis.
Outro ponto de destaque foi o estudo do processo de digestão e a importância de práticas como consumir alimentos de boa procedência, manter-se hidratado e praticar atividades físicas regularmente.
Para encerrar o projeto de maneira prática e saborosa, os alunos participaram de uma atividade especial: uma vivência com salada de frutas. Cada um trouxe frutas de casa e, juntos, prepararam e degustaram essa refeição nutritiva, rica em vitaminas e sais minerais essenciais para a saúde e qualidade de vida.
Com iniciativas como essa, o projeto reforça a importância da educação como ferramenta para a formação de cidadãos conscientes e engajados em adotar hábitos que promovam bem-estar e sustentabilidade.